Aqui vai algumas dicas que eu aprendi nesse tempo de experiência como hobbysta
1- Use sempre um filtro de ar em seu modelo, o filtro de ar impede que partículas de sujeira entre em seu motor, mantendo assim a longa vida útil do seu motor
2- Use sempre o óleo de filtro de ar no filtro de ar do seu modelo, o óleo tem como função aumentar a capacidade o filtro de ar reter pequenas partículas suspensas no ar
3- Sempre troque a espuma filtrante do seu filtro de ar a cada 5 ou 6 limpezas efetuadas na espuma filtrante (cada limpeza deve ser feita a cada 3 ou 4 vezes rodadas com o modelo em pista e a cada uso com o modelo na terra), um filtro de ar sujo perde a eficácia mantendo assim o motor desprotegido
4- NUNCA acelere o seu modelo com as rodas suspensas do chão, ao fazer isso o motor vai se elevar a um giro (RPM) muito alto (além do recomendável) causando diversos problemas, entre eles: super aquecimento, travamento do pistão e até a quebra da biela ou até em casos extremos, a perda total do motor !
5- É recomendável o uso de um filtro de combustível para automodelos, por mais que o combustível seja limpo e filtrado, pode ser que na hora de você for abastecer o seu modelo particulas de poeira, terra, etc entrem no tanque de combustível, consequentemente indo pro carburador causando o entupimento do mesmo, resultando numa grande dor de cabeça
6- Leia sempre atentamente o manual do seu automodelo, nele há informações importantes sobre o seu modelo
7- Sempre após usar o seu modelo, drene todo combustível do tanque, tente dar a partida com o tanque vazio para que o restante de combustível que ficou nas mangueiras seja queimado, (o combustível contem nitrometano e metanol, ambos atraem umidade, ocasionando a oxidação do motor), depois de drenar todo o combustível do tanque, retire a vela e o filtro de ar, pingue 3 gotas de AFTER RUN ou borrife um pouco de WD-40 na cabeça do pistão e no carburador, recoloque a vela e, o filtro de ar novamente, gire o volante do motor (flywell) para que o óleo se espalhe pelo interior do motor, esse processo evita a oxidação do motor, assim o motor pode ser armazenado por um período de até 15 dias, caso seu motor irá ficar parado por um tempo maior que esse, esse processo deve ser refeito a cada 15 dias
8- Use sempre combustíveis de qualidade com uma porcentagem de 20 a 30% de nitro e 8 a 12% de óleo
9- Fique de olho na temperatura, a faixa de temperatura indicada é de 90 a 120ºC se o motor andar com a temperatura muito elevada (acima de 120ºC), corre o risco de fundir e, se o motor ficar abaixo de 90ºC as peças não se dilatarão |(ajustarão adequadamente), ocorrendo o desgaste excessivo das peças
10- Sempre após brincar com seu modelo, retire as pilhas do receptor e do transmissor, as pilhas podem vazar se armazenadas de forma incorreta (isso se aplica somente se você ficar mais de 2 dias sem andar com o modelo)
11- NÃO é recomendável rodar com o motor muito fino (mistura pobre)
Para quem não sabe o que é uma mistura pobre eu vou explicar:
Mistura pobre = + ar - combustível - lubrificação e + potencia
Mistura rica = - ar + combustível + lubrificação e - potencia
Lembre-se: Maior lubrificação = maior durabilidade do motor e -potência / Menor lubrificação = menor durabilidade do motor e +potência
Rodar com uma mistura rica é recomendável pois assim o motor vai rodar com excesso de óleo o que é ideal para manter o motor lubrificado e em baixas temperaturas, ainda mais em motores novos, rodar com a mistura muito pobre pode super aquecer o motor causando a quebra do mesmo em pouco tempo, é melhor rodar com um motor com a mistura rica com um pouco menos de potencia e ganhar mais durabilidade do que rodar com uma mistura pobre e pouco mais de potencia e acabar fundindo o motor (em casos extremos de super aquecimento), nesse caso o ideal seria conseguir regular o carro com uma regulagem mediana: ou seja uma regulagem em que o carro não rode muito fino e nem muito gordo, conseguindo assim potencia e durabilidade do motor
Uma maneira bem simples de se saber se o motor está rodando ''gordo'' é, pegar um pequeno pedaço de papel toalha e aproximar do escapamento, o escapamento deve ''cuspir'' gotículas de óleo, portando o papel deve ficar marcado por pequenas manchas (gotas) de óleo
Bom galera, acho que é isso essa aí foi algumas dicas (não todas) que aprendi pesquisando e por experiência própria inclusive, seguindo essas recomendações vocês vão estar aumentando, creio eu, a vida útil do seu motor, e não se esqueça de ler atentamente o manual do seu modelo !
Faça revisões periódicas no seu modelo !
Fonte: Eu mesmo (Ramon Vargas, criador e adm do Blog)
Se o escarpamento não "cuspir" óleo é sinal que o motor esta muito fino?
ResponderExcluirExatamente, para quem quer ter maior durabilidade no motor, deverá trabalhar com motor "gordo", ou seja, mistura rica, onde entra mais combustível e consequentemente óleo lubrificante, assim o motor trabalhará mais lubrificado e obrigando o motor a expelir este excesso pelo escapamento.
ExcluirExatamente amigo, essa é a lógica, motores carburados não têm limitador de giro, se acelerar "tudo" com o motor muito "fino", ele vai alem do limite dele (que é bem acima dos 23.000 rpms), a biela não aguenta e quebra, o "limitador" de giro é "engordar" levemente o motor, achar a relação de Potencia e Durabilidade... Por isso a importacia da regulagem adequada, na duvida, consulte seu manual de instruções
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