Seu automodelo.blogspot.com

Seu automodelo.blogspot.com

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Regulagem de motores glow (motores de automodelos)


Nada pior do que um carburador mal regulado. Se a mistura estiver muito pobre na alta, em pouco tempo o motor pode fundir. Se estiver mal regulada na baixa, não pegará lenta e estará sempre apagando.

Assim, você deve aprender a regular o carburador na alta rotação (utilizando a agulha da alta) e na baixa rotação (utilizando a agulha da lenta).

A grande maioria dos modelistas sabe regular a alta, mas não a baixa.

Comecemos pela regulagem da alta que, aliás, é a mais fácil.
       COMO 61 (2).jpg (17355 bytes)
Vista de cima de um carburador: O número 1 é a agulha da alta. A direita,o caninho, é a entrada de combustível. O 3 é um parafuso que limita o fechamento da garganta, deixando assim, sempre, uma entrada de ar mínima, mesmo que se dê comando para fechar toda garganta. No dois o parafuso que regula a entrada de ar na baixa rotação.

Acelere tudo (abrindo toda garganta do carburador) e encontre o ponto na agulha da alta em que o motor atinge maior rotação (geralmente 1 volta e meia ou duas voltas na agulha). Depois que você encontrar o ponto em que o motor atinge a maior aceleração, abra a agulha 1/4 de volta (você notará que a rotação baixará um pouco). Este é o ponto ideal da alta rotação, ou seja, seu motor está levemente afogado. Levemente afogado para que trabalhe com mistura rica, para que não aqueça demais.

Depois que você regulou a agulha da alta, é hora de mexer na agulha ou parafuso da baixa.

A agulha da baixa existem dois tipos dependendo da marca e do modelo do motor.

Tem a agulha que se você abrir, ela vai aumentar a entrada de combustível (enriquecendo a mistura - motor Thunder Tiger 46, por exemplo)

Tem outro tipo de agulha (depende do modelo e da marca do motor) que se você abrir ela, vai aumentar a entrada de ar (empobrecendo a mistura - motor OS 40 LA, por exemplo).

Depois de descobrir (olhando) qual o tipo de agulha de seu motor você já sabe como enriquecer ou empobrecer a mistura na lenta rotação.

Vamos adiante: fechando a garganta vá até a menor rotação antes de o motor apagar. Feito isso, nesse nível de rotação em que está o motor, você tem que descobrir se o motor está trabalhando com mistura pobre ou rica na baixa rotação, sendo que o ideal é que ele fique com a mistura muito levemente rica (com ocorre na alta).

Descobrindo isso (se o motor está com mistura pobre ou rica na baixa rotação) você está apto para regular a lenta, empobrecendo ou enriquecendo a mistura.

Como se descobre se o motor está com a mistura rica ou pobre na baixa?

O dois melhores métodos dão os seguintes:

1° - Deixe o motor em lenta por uns 30 ou 40 segundos e depois acelere de tudo. Se ele engasgar e apagar logo em seguida é porque ele está com a mistura pobre na lenta. Quando você abriu, entrou muito ar e pouco combustível, daí ele engasga, apagando de vez. Se ao contrário, em vez de se engasgar e apagar imediatamente, ele começar a aumentar o giro vagarosamente largando bastante fumaça e atirando combustível pela descarga, levando assim um certo tempo até atingir a máxima rotação (ou mesmo de tão cheio de combustível ele vier a apagar), daí é porque a mistura está rica demais na lenta. Para regular vá fechando ou abrindo a agulha da baixa até achar o ponto ideal. Lembre-se: sempre que você mexer na agulha da baixa deverá novamente regular a agulha da alta. O motor só estará com a lenta e alta regulada depois que você estiver partindo com ele dá baixa rotação acelerar tudo e ele responder imediatamente.

2°- O segundo método, que deve e pode ser combinado com o primeiro, consiste no seguinte: deixe o motor na lenta rotação por uns 30 segundos e a seguir acelere levemente. Se o motor aumentar gradualmente a rotação é porque ele está no ponto ideal. Se ele apagar é porque a mistura está pobre. 

Com o tempo, só com o ouvido você estará regulando a lenta e a baixa.

Se seu motor não pega regulagem, as hipóteses mais prováveis são (nessa mesma ordem estatística: combustível inapropriado (alguns motores não aceitam óleo de rícino sintético), furo no tanque (falta compressão), furo na mangueira, vela (troque), motor fundido (trocar os anéis ou a camisa e o pistão se for motor sem anel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário