O #@$%&* do motor não quer pegar!
Estas 5 dicas irão lhe ajudar a fazer o #$@$%&#$*& do motor pegar. Lembre-se que o motor nitro é relativamente simples e apenas um número limitado de coisas podem dar errado. Com estas 5 dicas você vai fazer seu motor funcionar bem sem suar a camisa.
1 Vela e aquecedor

Se o seu motor estava funcionando bem e agora não está nem pegando, é quase certeza que o problema é a vela ou aquecedor. Não adianta falar que o aquecedor ficou carregando a noite toda ou que a pilha é nova! Se eu tenho uma certeza na vida é que velas queimam e aquecedores de velas descarregam. Então teste sua vela e seu aquecedor antes de fazer qualquer outra coisa. Isto é simples: coloque a vela no aquecedor e aperte. Se ela não acender, ou a vela está queimada, ou o aquecedor está descarregado. Teste o aquecedor com uma vela nova ou uma que você realmente sabe que está boa. Simples assim!!
Se a vela e o aquecedor estão funcionado bem verifique:
- Se o combustível está chegando ao carburador e se não há nenhum entupimento na linha de combustível.
- Se o motor não está afogado.
Se o combustível está novo. Combustível guardado por muito tempo pode dificultar a partida.
Para ter certeza que o problema não é a regulagem das agulhas do carburador, use um procedimento simples: com o rádio desligado e em um lugar limpo, tire o filtro do carburador e abra o embolo do carburador uns 5 mm mexendo com a mão no servo de aceleração. Depois dê a partida. Assim você está isolando a interferência da agulha da marcha lenta. A única maneira do motor não pegar deste modo é se a agulha de alta ou baixa estiverem completamente fechadas, o que é improvável!
Aqui é necessário fazer uma nota: se a camisa e pistão não estiverem vedando corretamente a câmara de combustão seu motor não irá pegar.
2 A aceleração varia muito
Se você já teve que ajustar a agulha de alta e a marcha lenta um milhão de vezes e o motor continua variando muito a aceleração, provavelmente há um entrada de ar falsa. Isto pode acontecer na linha de combustível e/ou no motor.
Faça as seguintes verificações:
- Tire o tanque e o esvazie. Submerja o tanque na água deixando as pontas das mangueiras de combustível para fora. Aperte uma delas firmemente para o ar não sair por ela. Sopre na outra mangueira e observe. Se sair bolhas de seu tanque, está na hora de trocá-lo;
Mas fácil que testar as mangueiras de combustível, é trocá-las por novas já que custam muito barato. Uma boa dica é olhar se as mangueiras não tem pequenos rasgos aonde elas encaixam no tanque e no carburador.
- Se seu automodelo tem filtro de combustível é uma boa verificar se ele está limpo, bem atarraxado e se o o-ring está em perfeito estado.
O vazamento também pode estar em seu motor. Estes são os lugares mais prováveis:
- A base do carburador, onde ele encaixa no motor. Verifique se o carburador está firme e se o o’ring de vedação está bom. Em motores RTR, como este encaixe do carburador é de plástico é comum aparecer uma folga que impede a regulagem o motor.
- O o’ring da tampa traseira do motor;
- Os o’rings das agulhas do carburador.
3 O motor morre assim que é colocado no chão.

Quando a embreagem está danificada, ela consegue girar as rodas do modelo quando elas estão no ar, porém quando o automodelo é colocado no chão, o motor morre. Para saber se está tudo ok com sua embreagem faça o seguinte teste:
Tente girar o sino da embreagem (pinhão) com o motor desligado e o freio não acionado. O sino deve girar livremente. Se não girar, você está com um problema na embreagem.
4 O motor morre quando você acelera.
Regule a marcha lenta, veja nosso tópico de como regular um motor glow -> http://seuautomodelo.blogspot.com/2012/02/regulagem-de-motores-glow-motores-de.html
5 Motor perde potência repentinamente

Se forem estes os problemas, você pode mexer a vontade nas agulhas de seu carburador que seu motor não irá funcionar corretamente porque há falta de ar ou porque a exaustão dos gases está sendo bloqueada.
Troque seu filtro de ar e limpe seu escape. A melhor maneira de limpar seu escape é com o ar comprimido como mostrado na foto.
Fonte: UNIVERSO RC
Fonte: UNIVERSO RC
boa noite, minhas duvidas é na regulagem do carburador:
ResponderExcluirmotor glow, alta, marcha lenta e baixa
Depende da sua dúvida. Pra ajudar, preciso saber qual é a dúvida
ExcluirMeu automodelo nao esta mandando combustivel para o carburador.assopro a mangueira do escape para entrar combustivel no carburador e ligo. ele pega normal mais para do nada. So queima o combustivel que esta no carburador Depois para. O que pode ser?
ResponderExcluirMeu automodelo nao esta mandando combustivel para o carburador.assopro a mangueira do escape para entrar combustivel no carburador e ligo. ele pega normal mais para do nada. So queima o combustivel que esta no carburador Depois para. O que pode ser?
ResponderExcluirBom dia...ligo meu atomodelo mas qndo tiro o aquecedor de velas ele apaga...oque pode ser?grato
ResponderExcluiro meu tambem acontece isso oque fasso??
ExcluirPrimeiramente veja se a vela e o aquecedor de velas estão em bom estado. Segundo, feche todas as agulhas do carburador, depois abra 3 voltas na agulha de alta, 5 voltas na de baixa e 2,5 (duas voltas e meia) voltas na agulha de lenta. Pingue algumas gotas de combustível no carburador. Conecte o aquecedor de velas (com no mínimo 12 horas de carga) e tente dar a partida. O motor deve ligar. Caso ligue e funcione mal ou logo depois que ligar ele morre veja o tópico de carburação e regule seu motor primeiro. Leia o manual, lá diz qual deve ser a regulagem ideal do motor. Troque a vela e o aquecedor de velas, coloque combustível novo, regule o motor e esquente o bloco com um secador de cabelos por 10 minutos. Logo depois dê a partida. Todas essas dicas vão ajudar. Comece primeiro pelo carburação. Ajuste ante de ligar o carro, uma carburação errada não irá fazer o carro ligar nunca. Se mesmo regulado ele não ligar, faça as dicas ditas anteriormente
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirFiquei 5 meses sem ligar meu automodelo (Buggy nitro txm). Testei a vela, lavei o filtro e limpeza em geral. Tudo ok. Dei partida e funcionou normalmente, porém está ocorrendo vazamento de óleo pela vela. Pensei no anel de vedação, troquei (coloquei um novo), apertei a vela um pouco mais e, o probblema persistiu, continuando o vazamento de óleo. O que poderia estar acontecendo? Alguém já passou por uma situação semelhante?