Estas 5 dicas irão lhe ajudar a fazer o #$@$%&#$*& do motor pegar. Lembre-se que o motor nitro é relativamente simples e apenas um número limitado de coisas podem dar errado. Com estas 5 dicas você vai fazer seu motor funcionar bem sem suar a camisa.

Vela e aquecedor

Eu tenho certeza que você não vai fazer o que vem por aí. Grande erro! A maioria das vezes o motor não pega é por um motivo simples. Pulando esta etapa você vai ficar fazendo calo no dedo e seu motor não vai pegar!
Se o seu motor estava funcionando bem e agora não está nem pegando, é quase certeza que o problema é a vela ou aquecedor. Não adianta falar que o aquecedor ficou carregando a noite toda ou que a pilha é nova! Se eu tenho uma certeza na vida é que velas queimam e aquecedores de velas descarregam. Então teste sua vela e seu aquecedor antes de fazer qualquer outra coisa. Isto é simples: coloque a vela no aquecedor e aperte. Se ela não acender, ou a vela está queimada, ou o aquecedor está descarregado. Teste o aquecedor com uma vela nova ou uma que você realmente sabe que está boa. Simples assim!!
Se a vela e o aquecedor estão funcionado bem verifique:
  • Se o combustível está chegando ao carburador e se não há nenhum entupimento na linha de combustível.
  • Se o motor não está afogado.
  • Se o combustível está novo. Combustível guardado por muito tempo pode dificultar a partida.
Para ter certeza que o problema não é a regulagem das agulhas do carburador, use um procedimento simples: com o rádio desligado e em um lugar limpo, tire o filtro do carburador e abra o embolo do carburador uns 5 mm mexendo com a mão no servo de aceleração. Depois dê a partida. Assim você está isolando a interferência da agulha da marcha lenta. A única maneira do motor não pegar deste modo é se a agulha de alta ou baixa estiverem completamente fechadas, o que é improvável! 
Aqui é necessário fazer uma nota: se a camisa e pistão não estiverem vedando corretamente a câmara de combustão seu motor não irá pegar.

A aceleração varia muito

Se você já teve que ajustar a agulha de alta e a marcha lenta um milhão de vezes e o motor continua variando muito a aceleração, provavelmente há um entrada de ar falsa. Isto pode acontecer na linha de combustível e/ou no motor.
Faça as seguintes verificações:
  • Tire o tanque e o esvazie. Submerja o tanque na água deixando as pontas das mangueiras de combustível para fora. Aperte uma delas firmemente para o ar não sair por ela. Sopre na outra mangueira e observe. Se sair bolhas de seu tanque, está na hora de trocá-lo;
  • Mas fácil que testar as mangueiras de combustível, é trocá-las por novas já que custam muito barato. Uma boa dica é olhar se as mangueiras não tem pequenos rasgos aonde elas encaixam no tanque e no carburador.
  • Se seu automodelo tem filtro de combustível é uma boa verificar se ele está limpo, bem atarraxado e se o o-ring está em perfeito estado.
O vazamento também pode estar em seu motor. Estes são os lugares mais prováveis:
  • A base do carburador, onde ele encaixa no motor. Verifique se o carburador está firme e se o o’ring de vedação está bom. Em motores RTR, como este encaixe do carburador é de plástico é comum aparecer uma folga que impede a regulagem o motor.
  • O o’ring da tampa traseira do motor;
  • Os o’rings das agulhas do carburador.

O motor  morre assim que é colocado no chão.

As sapatas de embreagem devem voltar facilmente após terem sido engatados. As sapatas de embreagem engatam no sino da embreagem para transmitir a potência do motor para as rodas. Porém, quando o automodelo está em marcha lenta, as sapatas devem ficar na posição original e não engatar no sino de embreagem. É isto que faz o modelo ficar parado mesmo com o motor ligado.
Quando a embreagem está danificada, ela consegue girar as rodas do modelo quando elas estão no ar, porém quando o automodelo é colocado no chão, o motor morre. Para saber se está tudo ok com sua embreagem faça o seguinte teste:
Tente girar o sino da embreagem (pinhão) com o motor desligado e o freio não acionado. O sino deve girar livremente. Se não girar, você está com um problema na embreagem. 

O motor morre quando você acelera.
Regule a marcha lenta, veja nosso tópico de como regular um motor glow -> http://seuautomodelo.blogspot.com/2012/02/regulagem-de-motores-glow-motores-de.html

Motor perde potência repentinamente

Um filtro de ar sujo ou um tubo de escape entupido vai roubar potência de seu motor. Se não for seu filtro que está muito sujo, é seu escape que está entupido.
Se forem estes os problemas, você pode mexer a vontade nas agulhas de seu carburador que seu motor não irá funcionar corretamente porque há falta de ar ou porque a exaustão dos gases está sendo bloqueada.
Troque seu filtro de ar e limpe seu escape. A melhor maneira de limpar seu escape é com o ar comprimido como mostrado na foto.


Fonte: UNIVERSO RC