Reverso do Servo
Você acelera e o modelo freia? Ou se você vira para esquerda e carro vai para direita, mantenha a calma! Com certeza seu modelo não está possuído por um espírito do contra. Basta reverter os servos.
Praticamente em todos os rádios há função de reversão do servo. Localize os botões de reversão no manual de seu rádio. Em modelos digitais, a reversão do servo se faz através da programação do rádio (consulte o manual do rádio). O canal 1 se refere ao servo de direção, o canal número 2 ao servo de aceleração. Assim basta localizar as chaves ou botões de reversão e alterar o sentido do movimento do servo.
Ajuste do Trim de direção (steering trim)
Se o seu modelo não está
indo em linha reta, sempre vira para um lado se você não corrigir na
direção. Será necessário ajustar o trim. O trim de direção funciona como
um “alinhamento das rodas”.Localize o botão ST Trim em seu carro, ande com ele devagar, e vá ajustando para que possa andar em linha reta.
Em algumas situações também será necessário ajustar o ângulo do braço de servo. Coloque o trim na posição neutra (0). Verifique então se o ângulo formado entre servo e braço de servo está correto conforme indicado no manual de seu modelo. Se o ângulo não estiver correto será muito difícil alinhar seu modelo.
Para ter certeza que seu modelo não precisará de um ajuste na linkagem do servo de direção, coloque o trim na posição neutra: as rodas devem ficar alinhadas. Pequenas diferenças podem ser resolvidas com o uso do trim. As maiores implicam em ajustar a linkagem.
Ajuste do End Point (EPA) da Direção
O EPA altera o quanto cada
servo vira para a esquerda ou direita separadamente. O EPA pode fazer o
servo, por exemplo, virar mais para a esquerda que para a direita.O ajuste do ponto de parada do servo pode ser feito mecanicamente através do braço de servo, ou eletronicamente pelo rádio. Ajustando o EPA certifique-se que o servo só irá virar onde é mecanicamente possível para evitar forçar o servo. O jeito mais fácil de resolver este problema é ajustar o EPA pelo rádio reduzindo o quanto o modelo vira para esquerda ou direta (ou acelera e freia) de modo a não haver “stress” quando o servo chega ao final do curso. Quando o servo está sendo forçado além de sua capacidade, normalmente é possível escutar um barulho vindo do servo.
Um outro controle existente nos rádios é D/R (“dual rate”) que limita o movimento do servo igualmente para ambas as direções e também pode ser usado para regular o limite do servo de direção e aceleração.
No caso de seu rádio não possuir o EPA ou D/R pode-se fazer o ajuste mecânico: monte o link de direção nos buracos mais internos do braço de servo. Quando mais interno o furo – mais próximo das engrenagens – menor será a amplitude do movimento do servo.
Virar muito as rodas pode causar danos no servo e na suspensão dianteira.
Regulagem do Servo de Aceleração
Este
item é importante para automodelos nitro. A regulagem correta do servo
de aceleração/frenagem é importante para a durabilidade do freio, da
embreagem e da regulagem correta do motor.
- Coloque o trim do servo de aceleração na posição neutra;
- Verifique o carburador. Na posição neutra o carburador deve fechar completamente, mantendo apenas a abertura da marcha lenta;
- Se o carburador não estiver
fechando completamente use o EPA do rádio ou solte o parafuso do
linkagem do servo e ajuste manualmente o curso final do carburador.
- Se seu rádio tiver EPA e D?R para o servo de aceleração este ajuste pode ser feito pelo rádio.
Importante: o trim do acelerador deve estar na posição neutra antes de iniciar os ajustes da aceleração e frenagem.
Regulagem perfeita da linkagem de servo & aceleração. Na posição neutra o carburador está fechado (em marcha lenta) e há um pequeno espaço livre na linkagem do servo para prevenir aplicar o freio em marcha lenta.
Marcha Lenta
A
pior coisa para sua embreagem é uma marcha lenta com RPM alta. Ajuste o
parafuso da marcha lenta para a menor RPM possível (o embolo mais
fechado). Apenas ajuste a marcha lenta no carburador: aqui os ajustes do
rádio não se aplica.Dica: a marcha lenta está bem ajustada se o carro funcionar sem andar por 30 segundos ou mais.
Finalmentes
Teste o freio e o acelerador.- Freia o carro completamente
usando o gatilho do rádio. Empurre o carro com a mão para frente e para
trás. As rodas deverão estar completa travadas. Caso contrário refaça a
regulagem.
- Tire o filtro de ar e
acelere, o embolo do carburador deve abrir por completo sem, no entanto,
entrar dentro do carburador indo além do espaço que você possa vê-lo.
Isto força o servo.
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