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domingo, 13 de maio de 2012

Revitalização de Motores Sem Compressão

OBS: Antes de seguir esses passos é preciso assumir alguns riscos tais como: perda do kit camisa e pistão e ferimentos se for feito de maneira errada, portanto faça por sua conta e risco !


Este procedimento pode ser feito quando "não há mais esperanças" de que seu carro volte ao no mínimo "pegar".
Com baixa compressão, o motor passa a ser menos explosivo, perde a potência, até "não andar mais".
Neste caso, quando o motor é desmontado, pode-se fazer o teste entre camisa e pistão.
Em um motor em bom estado, o pistão entra travando por dentro da camisa, sendo assim, o motor está em boa compressão.
Quando o pistão entra "folgado/direto" na camisa, aí sim, este está em baixa ou nula compressão.
O método a seguir, só é eficaz e paliativo, se o modelista tiver paciência e treino.
Talvez, você não consiga exito na sua primeira tentativa, porém já na segunda, com certeza será bem sucedido.


Passo-a-passo:
  1. Limpar camisa e pistão, manter secos;
  2. Em um copo d'água, adicionar água gelada;
  3. Ligar um bocal do fogão em temperatura máxima;
  4. Com um alicate longo, encaixar na parte interna do pistão de modo a segurá-lo;
  5. Aproxime-o do fogão (não encostando nas chamas);
  6. Gire o pistão em sentido horário, para que ele seja aquecido em ambas as partes;

  • É interessante que não passe dos 200°C, para tal você pode utilizar um termômetro profissional;
  • Faça isso durante 70 segundos, sem encostar nas chamas (pode causar micro bolhas, daí é ''fim de jogo'');
  • Retire do fogo e imediatamente coloque dentro do copo d'água gelada (cuidado, pode espirrar);
  • Seque e faça o teste na camisa, se ele entrar travando e retornar liso, está revitalizado e você conseguirá usá-lo por um bom tempo!


*Função: o aquecimento provoca a dilatação do pistão e quando submerso em água gelada ele impede que as moléculas de alumínio retornem as posições iniciais, mantendo assim, ele dilatado e fazendo vedação com a camisa.


**Nota: Caso o pistão não entre travando, repetir o procedimento até encontrar o ponto ideal; só faça isso se realmente tiver desistido e tiver certeza de que seu motor precisa realmente da troca do kit de camisa e pistão; tarefa não bem sucedida pode ocasionar "ovulação" do pistão e bolhas.

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